terça-feira, 20 de abril de 2010

POSIÇÃO DE RELIGIOSOS E SEITAS SOBRE O USO DE CÉLULAS-TRONCO EM PESQUISAS



POSIÇÃO CATÓLICA:
Opinião do padre Alexandro Alves Cardoso (Paróquia São Miguel de Vitória da Conquista - BA)


“A posição central da Igreja Católica é a favor da vida. Esta opção pela vida é uma opção do evangelho e está fundamentado na proposta de Jesus quando diz “Eu vim para que todos tenham vida em abundancia”. João 10. A igreja não é contra a ciência. Ela é contra alguns métodos adotados pela ciência para obter determinados resultados. Até que ponto é válido destruir uma vida para salvar outra? As células estaminais ou células-tronco são as embrionárias e também as células adultas. Quanto ao uso das células adultas, desde que não causem prejuízo a dignidade da pessoa, a igreja não se opõe. A questão da oposição da igreja é quanto ao uso das células-tronco embrionárias porque se trata de uma vida humana. A vida humana começa no momento da fecundação”.

Entrevista concedida a revista Galileu
A ciência e a igreja católica quase nunca caminham de mãos dadas. Atualmente, o Vaticano tenta se aproximar dos biólogos, estes sim, considerados pelos líderes religiosos as ovelhas negras do rebanho científico. Não por acaso, eles são os principais responsáveis pelas pesquisas com células-tronco embrionárias e adultas.
Segundo a Pontifícia Academia Pro Vita, braço operacional do Vaticano para assuntos bioéticos, esses cientistas estão indo longe demais e atravessando uma perigosa fronteira: aquela que divide a vida e a morte de um organismo.
O uso de células-tronco de embriões - com maior versatilidade se comparadas com as extraídas de um tecido adulto - para encontrar curas de doenças como o mal de Parkinson e Alzheimer não encontra respaldo entre as autoridades eclesiásticas. "Os meios não justificam o fim e nem tudo tecnicamente possível pode ser eticamente admissível. Este é um não aos valores humanos", diz o monsenhor Jacques Suaudeau, membro do comitê científico da Academia Pro Vita.
"A própria biologia nos diz que a vida humana começa no momento da fecundação. O ser humano já nasce ali, com o seu código genético estabelecido", afirma o médico e téologo do Vaticano. Para a Igreja, uma grande deturpação de linguagem encobre a primeira conseqüência direta deste tipo de pesquisa, ou seja, a morte do embrião. "Estamos assistindo a um jogo de palavras, chamam de pré-embrião o estágio anterior ao da implantação do óvulo. Mas ao final, a prudência estabelece o termo embrião e este já é um ser humano único, que tem o seu projeto de desenvolvimento, a sua autonomia", explica monsenhor Suaudeau.


POSIÇÃO PROTESTANTE
Opinião do pastor Silas Malafaia (vice-presidente da Assembléia de Deus na Penha - RJ)


"Os evangélicos são a favor da pesquisa com células-tronco para fins terapêuticos desde que não sejam embrionárias. Essas células podem, sim, ser tiradas de qualquer parte do organismo como, por exemplo, do cordão umbilical, da medula óssea ou da corrente sanguínea. Existe uma discussão em torno da realização da pesquisa com células-tronco embrionárias, porque, na realidade, muitos cientistas não estão preocupados apenas com a questão terapêutica, mas com a clonagem humana. Isso é muito perigoso, porque o homem quer brincar de Deus, mas ele não é Deus. Nenhum cientista tem o domínio absoluto da manipulação genética. Se o homem insistir nisso, pode acontecer num futuro próximo, essa manipulação genética acabar por gerar genes defeituosos, que não apareceram ainda até hoje. Esse gen defeituoso poderá perpetuar na raça humana e, nas gerações futuras, gerar um problema a mais para a humanidade. A complexidade da vida e do ser humano é absurda. Um único filamento de DNA de uma única célula humana tem informação para preencher uma biblioteca de cerca de 1000 livros. Isso é apenas para você ver a complexidade que você é. Se os cientistas conseguissem uma tecnologia de ampliar o diâmetro de uma célula em um milhão de vezes, a descoberta científica seria tão fantástica, que jogaria quase todo o conhecimento sobre o ser humano por terra. Apesar de toda a tecnologia que e de todo avanço científico, sabe-se muito pouco sobre o homem, dada à sua altíssima complexidade. O cérebro humano possui 10 bilhões de células que são interligadas por algo em torno de 10 mil a 100 mil ramificações. Não há tecnologia que reproduza a estrutura de comunicação do cérebro. A vida começa na concepção e ela é contínua. Isto é um fato científico e não religioso. É um fato comprovado pela biologia, pela medicina fetal, pela genética e pela embriologia. O embrião é humano porque na sua evolução ele não pode se transformar em outra coisa que não seja humano. Nenhum corpo vivo pode tornar-se pessoa a não ser que já seja uma pessoa. A diferença entre o óvulo fecundado e você é o tempo e a nutrição".

Opinião do pastor batista e presidente da ONG, Ariovaldo Ramos
"Para o protestantismo, de modo geral, a vida começa na fecundação. Somos contra qualquer forma não natural de cessação da vida. Entretanto, há entre nós os que entendem que, diante do descarte de vários embriões, a utilização destes para as tais células-troncos com fim terapêutico pode ser, no final, a única dignificação possível para essa curta existência. Diante de uma prática equivocada, porém generalizada, nas clínicas de fertilização, dos males o menor. De modo geral o protestantismo é criacionista, porém só os fundamentalistas lutam pela substituição do ensino do evolucionismo pelo criacionismo nas escolas. Há também, entre os protestantes, os que crêem numa evolução controlada por Deus - uma versão do Design Inteligente".

POSIÇÃO ESPÍRITA:
Opinião do representante espírita João Batista Prates Soares de Vitória da Conquista - BA.


"A posição do espiritismo está ao lado do progresso. O uso do embrião para uso das células-tronco é um ponto negativo da pesquisa. Para os espíritas, a reencarnação é um processo que se inicia a partir da união das duas células na fecundação. A ciência descobriu que as células-tronco existem em várias partes do corpo, agora, recentemente, nos dentes de leite, sangue menstrual, tecido adiposo, entre outros. Por que buscar no embrião se há outros métodos? A doutrina espírita é a favor do progresso da humanidade. Tem outro aspecto importante: os embriões não viáveis. Eles, teoricamente vão para o lixo. Se eles são inviáveis, eles poderiam ser utilizados. Só que para se chegar a isso, há muitos riscos. A pesquisa com células-tronco tem que ser respaldada pela ética, moral e responsabilidade. Essa pesquisa com células-tronco está apenas engatinhando. É necessário respeitar as leis da ética. Cristo não vai de encontro à ética. Ele dá a humanidade alternativas. Não devemos atropelar as leis que regem a ordem social. O espiritismo é tranqüilo e é a favor das descobertas. Não somos radicais".

POSIÇÃO BUDISTA
Monja Coen Sensei, missionária oficial da tradição Soto Shu - Zen Budismo


"A ciência é o que vai facilitar a melhor qualidade de vida no planeta. Acho que ninguém sabe exatamente quando começa a vida humana. Para mim isso é um contínuo. Não é quando o óvulo e o esperma se unem, mas já existia nos avós, bisavós, tudo está interligado. Há mais idéias além da teoria de Darwin e da idéia de que Deus criou tudo, o criacionismo. Mas o budismo não tem um conceito de Deus, um criador. Nós dizemos que nós somos o processo da vida do Universo com uma lei de causalidade, o que nós chamamos de origem dependente. E nós não temos a noção de que o homem é o centro da criação, no budismo nós somos apenas uma forma de vida que depende das outras formas de vida. Assemelha-se mais ao darwinismo do que à criação divina".

POSIÇÃO DO HINDUISMO
Swami Krishnapriyananda, Sociedade da Vida Divina Brasil, linhagem Smarta do hinduísmo


"A filosofia do Sanatana-Dharma, ou hinduísmo, é ampla e variada. Também há 'hindus' fanáticos, que agem numa paranóia de proibições, esquecendo-se dos ensinamentos dos Vedas (escrituras). As Escrituras falam que o semideus Senhor Brahmaa, primeiro ser humano criado pelo Supremo, criou o mundo material e todas as criaturas que nele vivem. Não há nenhum conflito com o que Darwin ensina e os Vedas ensinam. Apenas as idéias defendidas por Darwin fixam-se na evolução objetiva, desconhecendo a evolução subjetiva da consciência do Supremo. O hinduísmo não proíbe a pesquisa genética. As pesquisas que envolvam embriões de corpos humanos e outras espécies deverão ter um fim de bem-comum, onde o bom-senso deverá estar presente".

POSIÇÃO DO ISLAMISMO
Sheik Ali Abdouni, presidente da Assembléia Mundial da Juventude Islâmica.


"O Islã se preocupa com o ser humano na sua totalidade, portanto a ciência é uma das questões importantes da vida. A religião islâmica permite que sejam feitas experiências científicas para trazer um benefício para a sociedade e uma qualidade de vida melhor, mas coloca regras e normas para que ninguém ultrapasse os limites. Quanto ao uso de células-tronco, é permitido contanto que não haja venda delas, nem uso inadequado e que a experiência tenha grande possibilidade de dar certo. Para o Islã a vida começa aos 120 dias de gestação, pois é quando a alma é soprada no feto. De acordo com a religião islâmica, tudo foi criado por Deus, mais ou menos da mesma forma como acreditam as religiões monoteístas. O Islã é contra a Teoria da Evolução".

POSIÇÃO DO JUDAISMO
Rabino Henry Sobel, presidente do rabinato da Congregação Israelita Paulista

"A ciência e religião se completam: sem a ciência a religião é cega, sem a religião a ciência é aleijada. A meu ver, o uso de células-tronco embrionárias para pesquisa científica deve ser não só permitido como incentivado. Embora o embrião seja uma vida em potencial, e como tal não possa ser levianamente eliminado, não podemos privar a sociedade das inúmeras possibilidades terapêuticas que o embrião representa a pretexto de protegê-lo. Acredito que a religião dá a bênção nesse sentido. Também não há conflito entre a Teoria da Evolução e religião. A Bíblia claramente comprova a evolução científica. Deus criou em seis dias de acordo com a Bíblia, do ser vivo mais simples ao ser vivo mais complexo, o ser humano, gradativamente. É um processo evolucionário perfeito".

Obs.: Algumas entrevistas foram pesquisadas na revista Galileu e retiradas no site:http://revistagalileu.globo.com/Galileu/0,6993,ECT1045095-1719,00.html

4 comentários:

  1. Gostei do artigo sobre a posição dos religiosos sobre as celulas-tronco. Pena que ao invés deles no orientar os mesmos nos desorientam.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Como já foi citado acima, há várias formas de se coletar celulas-tronco.
    Mas apoio o uso dos embriões inviáveis a implantação ulterina, de qualquer forma eles seriam descartados, já que são inviáveis porque não utilizar para salvar vidas?! Como foi citado acima, "o homem quer brincar de Deus", sim, ele realmente que, pois já que foi descoberta porque tem tanta gente morrendo em filas de hospitais?! Isso significa que o objetivo dos pesquisadores não é esse.
    Eu sou a favor da pesquisa com células tronco apartir de embriões inviáveis ou coletado do cordão umbilical, mas que seja para salvar vidas e não para pesquisa que tem por finalidade a clonagem.

    Obrigada.

    ResponderExcluir