terça-feira, 20 de abril de 2010

CÉLULAS-TRONCO


DESCOBERTA:

No ano de 1963 o cientista do Canadá James Edgar Till em uma de suas pesquisas, descobriu, acidentalmente, que as células transplantadas da medula óssea no baço de ratos acabavam por se auto-replicarem. Esse foi o primeiro passo para mais uma alavancada da ciência na busca pela cura das doenças. Até chegar a esse experimento, James e sua equipe trabalharam muito para buscar respostas, como por exemplo: qual seria a morfologia de tais células ou com que elas se pareciam e qual seria realmente sua função. E ele não imaginava que aquilo que descobrira traria tanto impacto para a humanidade. Till, posteriormente, foi considerado o pai das células-tronco.

DEFINIÇÃO:
Células-tronco são aquelas que aparecem nos primeiros estágios de desenvolvimento de um organismo e ainda não se especializaram em nenhuma função, ou seja, são células não-especializadas. Elas são uma nova promessa que tem levado o entusiasmo para a medicina. No entanto, há controvérsias (serão vistas mais adiante). Em torno de cinco dias após a fecundação de um óvulo pelo espermatozóide, ainda não existe definido nenhum órgão ou tecido no embrião humano. Nesse momento está formado o chamado blastocisto que é um conjunto com cerca de 200 células.

A partir de certo tempo, o blastocisto se transforma em todos os tecidos do corpo, como unhas, cabelo, articulações, neurônios e sangue. No entanto, em laboratório, essas células primordiais podem ser induzidas a tornarem células com funções especiais. Assim, nos embriões essas células não passam de 200, mas por um processo fruto do avanço da ciência, elas começam a se reproduzir e a construir pele, mucosa intestinal, cérebro, fígado, córnea, polpa dentária, músculo, sangue, ou seja, todo o material celular diferenciado. Por isso as células-tronco são apelidadas de “células-curinga”: não param de causar surpresa e espanto, (Atualidades Vestibular - 2010 p. 202). As células-tronco são encontradas no cordão umbilical, nos embriões e podem também ser encontradas em partes do corpo adulto como a medula óssea e sangue. As mais versáteis são as encontradas nos embriões, uma vez que podem se modificar em diversos tipos de células no organismo humano. As menos versáteis são as células-tronco adultas, uma vez que são capazes de se transformar apenas em alguns tecidos do corpo.



OS TIPOS DE CÉLULAS-TRONCO
(categorias)

Células embrionárias: são aquelas derivadas dos blastocitos.

Células-tronco adultas: são aquelas encontradas em tecidos adultos.

Células-tronco da medula espinhal: ao passo que o embrião se desenvolve, as células-tronco podem se diferenciar em vários tipos de tecidos especializados. Em organismos adultos, essas mesmas células atuam como um sistema de reparo para o corpo, tornando a repovoá-lo de células especializadas.
No organismo humano há inúmeras células com funções determinadas. Como por exemplo, têm-se as células do pâncreas que produzem insulina, células do coração responsáveis pela contração muscular, etc. No caso das células-tronco, também há diferentes tipos delas. Vejamos:
OS TIPOS DE CÉLUAS-TRONCO
(quanto à sua capacidade de diferenciação)


Totipotentes: contêm a informação genética necessária para a produção de todas as células do corpo juntamente com a placenta, a qual nutre o embrião. Por isso são consideradas as células mestre do corpo. Elas são o produto das primeiras divisões do óvulo fertilizado.

Pluripotentes: podem originar qualquer tipo de célula, menos a placenta. São descendentes das células totipotentes.

Unipotentes: podem produzir apenas um tipo celular, mas têm propriedades de auto-renovação.

Multipotentes: originam, de maneira limitada, vários tipos de células. Exemplo (células hematopoiéticas que se diferenciam em glóbulos vermelhos, glóbulos brancos, plaquetas, dentre outras).

5 comentários:

  1. queria deixar aqui uma crítica a esse blog, as célula tronco multipotente e pluripotente são as mesma elas podem originar qualquer células ou tecidos menos, anexos embrionários e placenta.

    ResponderExcluir
  2. Ótima explicação, só faltou escrever um pouco mais de detalhes sobre esse conflito por parte da religião. Mas o conteúdo está bem claro e de fácil entendimento. Parabéns!

    ResponderExcluir